quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Meu positivo sumiu. O que pode ter acontecido? http://brasil.babycenter.com/x25006459/meu-positivo-sumiu-o-que-pode-ter-acontecido#ixzz2jxavtq1r

Se você chegou a ter um resultado positivo em exame de gravidez, seja no de farmácia ou no de sangue, e depois de alguns dias ou semanas teve um resultado negativo, é provável que você tenha tido o que é chamado de "gravidez química".

Isso quer dizer que chegou a haver fecundação do óvulo por um espermatozoide, e o hormônio da gravidez (hCG) começou a ser produzido, já que a presença dele foi captada pelos exames positivos de gravidez.

Mas, por algum motivo, o embrião não chegou a se implantar corretamente no útero, o hCG deixou de ser produzido e a gravidez não foi para a frente. Com a queda no hormônio, a menstruação deve descer normalmente depois de alguns dias, sem que haja necessidade de intervenção médica. Se a menstruação não aparecer em até uma semana, procure o médico.

Os especialistas dizem que a gravidez química é muito comum, e que quando a mulher não está tentando engravidar ela nem chega a percebê-la, encarando-a apenas como um atraso inexplicado da menstruação. É mais um motivo para segurar a ansiedade e só fazer o exame de gravidez depois de uma semana de atraso.

Na maioria dos casos, a gravidez química não chega a ser considerada uma perda pelos médicos. Num ultrassom, o saco gestacional não chega a ser visualizado, ao contrário do que acontece no aborto espontâneo e na gestação anembrionada. O lado "bom", se é que se pode dizer isso, é que não deve haver restrições para você tentar novamente -- no próximo ciclo você já deve ter sinal verde para continuar nas tentativas.

Mas, para quem viveu a emoção de ver um positivo no teste de gravidez e se saber grávida, mesmo que a sensação tenha durado apenas dois ou três dias, a gravidez química é sentida emocionalmente como uma perda real, dolorida e triste como qualquer outro tipo de aborto espontâneo.

Procure respeitar a sua tristeza e, mesmo que já possa continuar tentando, considere a possibilidade de fazer uma pausa para se recuperar.

Se não estiver acompanhada por um médico, marque uma consulta para tirar suas dúvidas e tentar saber se houve algum motivo específico para a perda. Em geral não há, e o fato de a gravidez química ter acontecido não terá nenhum impacto na sua possibilidade de engravidar de novo e levar a geestação até o fim, trazendo um bebezinho lindo e saudável para casa.

"Tente olhar o lado positivo: você sabe que ovula e que seu corpo é capaz de engravidar. Logo dará certo", diz a obstetra Eleonora Fonseca, do Conselho Médico do BabyCenter.

Para conversar com quem também passou por essa triste experiência, visite o grupo especial de perdas da Comunidade BabyCenter.

Observação: Existe um pequeno risco, quando o teste de gravidez dá negativo, de que haja uma gestação ectópica. Procure socorro médico imediato se sentir tontura, dor forte no abdome ou sangramento muito mais intenso que o normal
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário