quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Gravidez após um aborto espontâneo

Como manter uma atitude positiva ao engravidar de novo?

Se já teve no passado uma gestação que acabou em aborto espontâneo (o que é o caso de 1 em cada 5 gestações), se deu à luz um natimorto ou teve algum outro problema sério, a alegria de uma nova gravidez pode vir acompanhada de muito medo. 

Apesar da nova chance, você não consegue parar de se perguntar se, desta vez, as coisas serão diferentes. É natural ter temores, mas veja a seguir algumas dicas para tentar melhorar seu estado emocional e passar a curtir a nova gravidez. 

• Um dia de cada vez. Quando a preocupação tomar conta de você, pare e procure pensar só naquilo que ocupa o seu dia de hoje. 

• Descubra o que aconteceu. Se a perda na gravidez anterior foi devido à chamada gestação anembrionada (ou "ovo cego") ou a uma fragilidade do colo do útero, procure ler bastante e se informar o máximo possível sobre tais condições. Quando entender direitinho o que levou ao fim daquela gestação, você se sentirá mais no controle da atual. 

Infelizmente, muitos abortos espontâneos e casos de natimortos não têm explicação. A boa notícia, contudo, é que o histórico de um ou até dois abortos espontâneos no passado eleva apenas ligeiramente seu risco de voltar a sofrer outra perda. A grande maioria das mulheres que perderam um bebê consegue ter outras gestações completamente normais e saudáveis. 

• Compartilhe com seu parceiro o que está sentindo. Não se feche, achando que tem que superar a dor sozinha. Seu companheiro passou pela perda também. 

• Converse com o médico com frequência. Consultas pré-natais regulares podem ajudá-la a se tranquilizar de que tudo está correndo bem. Caso você tenha mudado de médico, não deixe de contar os detalhes sobre a perda. Além de os dados serem importantes para montar seu histórico médico, farão com que o obstetra compreenda melhor sua insegurança e a ajude a superá-la. 

Tive um aborto espontâneo no ano passado e estou grávida de novo. Por que não me estou feliz?

Talvez leve algum tempo até que você consiga curtir sua gravidez. É completamente normal para uma mulher que passou por um abortamento ficar ansiosa e temer que acontecerá tudo de novo, especialmente até que o estágio em que houve a perda seja ultrapassado. 

Não é preciso tentar fingir que o aborto anterior não aconteceu. Permita-se sentir tristeza e pesar, e chore sempre que tiver vontade. Ninguém tem que ser feliz o tempo inteiro. 

Não consigo parar de pensar que minha gestação anterior terminou em aborto espontâneo. O que fazer para me acalmar?

Tente lembrar que cada experiência na vida é única. É importante refletir sobre o que aconteceu e principalmente entender o que passou, mas também é necessário se preparar para o bebê que está por vir. 

Algumas mulheres têm a sensação de que a nova gestação não é real, enquanto não passam do estágio onde a anterior terminou. A partir daí, começam a encarar a situação de forma bem mais positiva. E, claro, cada novo exame mostrando o coraçãozinho do bebê batendo ou os movimentos fetais fará você se sentir mais confiante.


Um comentário:

  1. Playyah videos, youtube, hdmi, and ppl for free
    Playyah video, youtube, hdmi, and ppl for free at VideoDl! youtube to mp3 converter reviews youtube, hdmi, and ppl for free. playyah videos, youtube, hdmi, and ppl for free.

    ResponderExcluir